SIPROMAG

Nossa história

O SIPROMAG – Sindicato dos Profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino de Pouso Alegre e Região/MG foi fundado em 16 de abril de 1998 com a razão social: Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de Ensino de Pouso Alegre/MG, e reconhecido em 01/01/1.999 pelo Ministério do Trabalho e Emprego, através da Carta Sindical número 46000.004462/98, CNPJ 03.008.533/0001-08.

Em 12 de Março de 2005 realizou-se a Assembleia Geral Extraordinária que deliberou sobre uma nova denominação: Sindicato dos Profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino de Pouso Alegre e Região/MG, passando a ter base territorial constituída pelos Municípios de Albertina, Bom Repouso, Borda da Mata, Bueno Brandão, Cachoeira de Minas, Camanducaia, Cambuí, Careaçu, Congonhal, Córrego do Bom Jesus, Espírito Santo do Dourado, Estiva, Extrema, Heliodora, Inconfidentes, Ipuíuna, Itapeva, Jacutinga, Monte Sião, Munhoz, Ouro Fino, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São João da Mata, São Sebastião da Bela Vista, Senador Amaral, Senador José Bento, Silvanópolis, Tocos do Mogi e Toledo. Este Ato está registrado em Cartório em conformidade com as instruções do MTE.

A nova denominação social, aprovada na Assembleia Geral Extraordinária de 2005, visa trabalhar com os profissionais do quadro da educação básica representados da seguinte forma:

a) profissionais do quadro do magistério: professores (as), especialistas de educação, diretores, vice-diretores, coordenadores das escolas municipais e coordenadores de creches;

b) profissionais de apoio da educação básica: secretários de escolas, auxiliares de secretaria, bibliotecários, inspetores de alunos, monitores de creches, auxiliares de serviços gerais, vigilantes e os técnicos da área paramédica.

Em 2005 o sindicato adquiriu a sua sede própria que esta situada a Av. Dr. João Beraldo, 1152, no centro da cidade de Pouso Alegre no sul de Minas Gerais. Este patrimônio representa a luta de todos em prol de um só objetivo a valorização dos profissionais da Educação Municipal.

O SIPROMAG é uma entidade reconhecida jurídica e socialmente, pela sua luta em defesa de uma educação pautada na ética, na valorização dos profissionais e num trabalho sério visando o cumprimento dos princípios constitucionais.

Nestes anos de existência muitas foram as lutas e conquistas, através de greve e paralisações da categoria, para usar o direito de expressão. Estas ações conjugam o trabalho diário do sindicato que representa, hoje, uma voz ativa e respeito pela sociedade de Pouso Alegre e região.

Como diz a Carta de Quito, aprovada no Encontro Sindical Nossa América, realizado na cidade de Quito, Equador, “O sindicalismo comprometido com o progresso social precisa jogar um grande papel na definição do nosso destino comum, se for capaz de superar o economicismo e elevar o nível de suas mobilizações e batalhas ao plano político”.

Desta forma, o SIPROMAG compreende o pensamento filosófico “de que não podemos ficar alheios ao nosso destino comum”. É necessário prosseguir com a luta sindical, sem perder o olhar sobre os sujeitos; educadores e educandos.