Sipromag discute data base 2018

A diretoria do Sipromag esteve na Prefeitura de Pouso Alegre para discutir a pauta da Data Base 2018 com membros da administração. Na pauta de reivindicação estão diversos pedidos referentes a melhorias em condição de trabalho dos profissionais, valorização da educação municipal e o reajuste salarial dos servidores da educação.

Segundo informações preliminares passadas pela administração o município de Pouso Alegre está em uma boa situação orçamentária no que tange o índice gasto com folha de pagamento dos servidores, dados passados pela administração relata que atualmente a Prefeitura gasta menos de 41% com pessoal, isso deixa claro que existe uma boa lacuna para negociação, pois a legislação (LRF) permite que os gestores gastem dentro do limite prudencial 51,3% do orçamento com a folha de pagamento dos servidores públicos. Desta forma, existe uma margem de cerca 10% do orçamento, a cada 1% de margem do orçamento é possível um reajuste de 2,2%.

A diretoria do Sipromag aproveitou a reunião para reafirmar o pleito que foi aprovado pela categoria em assembleia realizada em dezembro de 2017, que consiste na atualização do piso nacional do magistério já anunciado no final do ano passado e também na reposição de perdas referentes ao piso anterior. A assembleia aprovou a solicitação de 14% de reajuste salarial que comtempla as perdas e o novo piso aprovado pelo Ministério da Educação.

Uma nova reunião foi marcada para a quinta-feira, 15 de fevereiro, para dar continuidade as discussões.

Assim que o Sipromag tiver um retorno efetivo da administração municipal com respostas para os pedidos e com uma proposta real com os números do reajuste, imediatamente será dada publicidade aos profissionais do magistério e irá convocar assembleia para que dessa forma seja decidido pela categoria qual será o posicionamento.